Comer na Itália

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Itália é fascinante. O país é o reflexo da multiculturalidade resultante do encontro de diversos povos ao longo de seu imenso percurso histórico. O território italiano se traduz numa colcha de retalhos que se reunificou no papel, mas que na prática ainda vive, sob muitos aspectos, como se fossem pequenas províncias, com hábitos culturais e até línguas muitos diversas.

As regiões da Itália possuem características próprias e gastronomia peculiar. Cada uma tem seu prato típico, ou melhor pratos típicos no plural mesmo.

Em Milão comemos Risotto à Milanesa, a base de açafrão. Em Bérgamo as polentas: além da tradicional polenta a base de milho, existe outra, a especialidade da cidade, que é feita a base de trigo saraceno e que se chama Polenta Taragna. Sua cor é mais escura, e acompanha carnes, assados ou funghi porcini. Em Veneza comemos o tradicional Spaghetti al nero di Seppia. Na fantástica e idílica cidade litorânea, este arroz negro é servido com outros frutos do mar. Em Florença, a bisteca alla Fiorentinacarne alta e macia, acompanhada de batatas ou verduras.

A lista não acaba nunca: pesto genovese, pizza napolitana, canolli siciliani, e muito, muito mais… Mas meus preferidos estão em Roma: Spaghetti a Carbonara, Amatriciana, Cacio & Pepe ou Arrabiata. Até consigo ouvir o dono de um fantástico restaurante coladinho ao Coliseum, sugerindo todas estas pastas em alto e bom som, orgulhoso de ser parte de um mundo saboroso e divertido. Afinal, comer é um dos melhores prazeres da vida, e os italianos o fazem muito bem.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s