Cantuccini… I miei biscotti preferiti…

florenca-tratada

Biscotti Cantucci são aqueles biscoitinhos durinhos que muitas casas italianas aqui em São Paulo nos servem ao final da refeição para acompanhar o café. Na Itália também são conhecidos por biscotti di Prato ou biscotti di Mattonella, pois são originários da região destas cidades na Toscana, onde são um dos doces mais apreciados e mais conhecidos. As receitas e os nomes podem variar um pouco, alguns os chamam de cantucci outros de cantuccini.

biscotti-1503276 - Copia

Como muitas das receitas tradicionais, os cantucci já eram preparados na Toscana durante a Idade Média e Renascença. A primeira receita documentada porém, vem de um manuscrito de Amadio Baldanzi, um estudioso pratense do século XVIII. Este manuscrito foi mantido no arquivo da cidade de Prato, onde ainda se encontra, mas o biscoito se chamava “La Genovesa”. Um pouco de tempo depois, já no século XIX,  a receita foi recuperada pelo chefe de pastelaria Antonio Mattei, que a apresentou na exposição Universal de Paris em 1867, onde ela recebeu uma menção especial em sua categoria de doces. Esta foi a receita que chegou aos nossos dias, com mais ou menos variantes modernas.

A massa dos cantuccini consiste exclusivamente de farinha, açúcar, ovos e amêndoa. Ao finalizar seu cozimento, o biscoito fica bem duro, devendo ser molhado em vinho santo para se comer. O vinho santo é um vinho de sobremesa da Toscana, feito com uvas quase secas, licoroso e bem adocicado. O vinho empresta um pouco da umidade para os biscotti que se transformam e adquirem a textura perfeita para saborearmos toda a sua delicadeza.

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s