Polenta e Osei, o Dolce di Bergamo

Montagem Bergamo 2

Bérgamo… Ah, Bérgamo… Pouco conhecida dos brasileiros, fica na Lombardia muito perto de Milão. É uma cidade linda e acolhedora como todas as italianas. A parte alta da cidade é mágica, antiquíssima, fica suspensa entre o céu e a terra como um sonho. Chegamos lá de funiculare a partir da cidade baixa, mais nova e tão linda quanto.

Museus, obras de arte e natureza se misturam em suas vielas pavimentadas. Entre tantas igrejas e palácios cívicos com suas lindas fachadas, a cidade revela aos poucos, com um entrelaçamento de agradáveis surpresas e encontros inesperados.

Também é conhecida como la Città dei Mille, pois em 1860 exatos 156 jovens partiram daqui para participar na expedição “Mille”, que levou à unificação da Itália com Garibaldi. Bérgamo tem sua história escrita ao longo de suas ruas a céu aberto.

Polenta e Osei Dolce é a especialidade doce mais famosa da gastronomia Bergamesca. Este é um doce feito com polenta doce amarela, recoberta com pasta de amêndoas e decorada com uma pequena ave de chocolate ou marzipã.

Polenta_e_osei_(dolce) (1) - Copia

Temos uma versão salgada, que é mais comum mesmo fora de Bérgamo em toda a região do Veneto. As aves (como cotovias, codornas, ou outras) são cozidas no espeto sobre uma fogueira ou em uma frigideira com bacon cortado em fatias bem finas e sálvia. Após o cozimento, é servida com acompanhamento da famosa polenta de milho.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s