Ciao estate…Ciao autunno!

O filme Vacanze Romane (férias romanas), ambientado em Roma, que para nós chegou com o título “A princesa e o plebeu”, reconta a história baseada em um fato real de uma princesa, vivida por Audrey Hepburn, que parte em viagem oficial pelas principais cidades européias. No entanto chegando a capital italiana, ela alucina, não quer mais cumprir a agenda oficial, o protocolo, foge e passa a aproveitar o verão na cidade eterna.

Qualquer um alucina no verão romano. A cidade se transforma, fervilha de gente, de lugares para visitar a luz do sol escaldante ou nas noites mornas e de céu estrelado.

O verão é um capítulo a parte na vida do italiano e por conseqüência na de quem visita o país neste período. Mas Roma…Ahhh, Roma! O que é esta cidade?! Só quem já passou um verão ali, sabe! É inesquecível! O humor do romano contagia, te faz querer estar sempre nas ruas, e as atrações da cidade se multiplicam, nos colocando muitas vezes diante de escolhas, “cruéis”. Afinal, não dá pra fazer tudo.

Os cinemas, por exemplo, ganham versões ao ar livre.  Então é possível sentar-se nos jardins do Castel Sant’Angelo e apreciar os melhores filmes da temporada, tendo a brisa morna e as estrelas como companhia. O mesmo acontece com o Teatro Opera, o mais tradicional da cidade, que se transfere para Terme di Caracalla, uma das termas imperiais que resistiu ao tempo. Vale a pena visitá-la, sua estrutura está muito bem conservada e é possível, com um pequeno exercício de imaginação, reviver como era a vida neste sugestivo cenário. E durante os meses mais quentes a programação de operas, balés e shows, acontece ali, tendo além do cenário do espetáculo, também o deste magnífico complexo arquitetônico. Em 2016, estiveram presentes, Lionel Richie, Neil Young, O barbeiro de Sevilha, Madame Butterfly, O lago dos Cisnes, entre tantos outros. Um criativo e divertido mix de eventos que transitam entre o clássico e pop.

image1

Outra atração imperdível acontece no foro romano, que há alguns anos, oferece um espetáculo maravilhoso. Quando cai a noite, por volta das 21 horas, o Foro de Augusto e o de Cesar, ganham vida com iluminação e efeitos especiais, e é possível assistir, através de projeções, uma reconstrução arquitetônica e histórica da Roma imperial. Revivemos seus primórdios, com Cesar, seu apogeu com Augusto, o grande incêndio do período de Nero e sua decadência com as invasões bárbaras e a transferência de sua capital para Bizâncio.

foro-romano-2-tratada

Para mim, o ponto alto, são os eventos do verão romano ao longo do rio Tevere, que esbanjam charme e possibilidades. Às suas margens são montadas dezenas de bancarelle, que colocam a disposição de todos, música, literatura, cinema, compras, tudo com a marca da leveza, do divertimento e com a presença de convidados ilustres da cena italiana e internacional. E claro, neste cenário, não pode faltar o aspecto culinário, apreciadíssimo de todos nós. Ao longo do rio, os restaurantes permanecem abertos até tarde da noite. Depois de um aperitivo, podemos desfrutar de uma das especialidades romanas (o bucatini all’amatriciana e a nossa amada carbonara) ou as especialidades a base de peixe (tonnareli cacio e pepe com camarões, spaghetti alle vongole), doces gostosos e os inigualáveis gelati. E para brindar, o refrescante spritz ou um bom copo de vinho. E o melhor de tudo, o ingresso para tudo isto é gratuito. Só pagamos o que consumimos. Esta é uma marca das manifestações culturais e artísticas de Roma, mas também de toda a Itália, que gosto muito, elas são um convite e uma forma de envolver a todos.

image4

Não vou contar como terminam as férias da princesa da história, deixo o convite para que assistam a este filme delicioso.Mas hoje, os romanos se despedem deste período alucinante e dão boas vindas ao outono. Com ele as ruas ganham outro colorido, com seus tapetes amarelos feitos das folhas secas de plátano, os cinemas e teatros voltam para suas salas climatizadas, o ar mais fresco e ameno pede comidas mais pesadas, mas a cidade mantém seu clima efervescente e único na Terra!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s