Bologna, Cersaie e Humberto Eco

Hoje é o ultimo dia da Cersaie 2016!

Cersaie é o Salão Internacional de Cerâmica para Arquitetura e Construção, uma exposição que tem foco em revestimentos e itens de decoração para banheiros, como louças e metais, que acontece todos os anos em Bologna. Lá são exibidas as últimas peças que saíram do forno, antenadíssimas com as tendências mundiais da moda e da decoração.

cersaie_verniprens_2016

Bologna é uma comuna italiana, capital e a maior cidade da região da Emília-Romagna, a cidade se localiza mais especificamente, entre os rios Reno e o Savena. É uma cidade universitária animada e cosmopolita, com espectacular história, arte, culinária, música e cultura.  A região da Emilia Romagna é muito pouco conhecida por aqui, mas tem cidades muito importantes para a história como Ravenna, que foi uma das capitais do Império Bizantino, e também para o cardápio nosso de cada dia: o Aceto Balsâmico é de Modena, o queijo parmesão e o presunto cru mais conhecido deste planeta são de Parma, e o molho à bolonhesa, conhecido por aqui como ragú, de Bologna.

Nesses tempos de Cersaie, acontecem várias eventos paralelos relacionados ao design na cidade. O Bologna Design Week, por exemplo, acontece de 28 de setembro a 01 de outubro de 2016, quando a cidade se torna o centro dos eventos, exposições e debates nos seus palácios, nas lojas de Design, em galerias de arte e antiquários da cidade.

Bologna Design Week.png

A cidade possuiu também um lado mais cultural e intelectual, pois possui a mais antiga universidade ocidental (fundada em 1088) ainda em funcionamento. Nela estudaram os poetas italianos mais famosos, como Dante Alighieri e Petrarca. Na sua história mais recente, teve o escritor Humberto Eco nos seus quadros de professores, ele foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas.

Conhecer Bologna é uma viagem deliciosa…. Reconhecida pela sua gastronomia, é frequentemente descrita como o mais irresistível polo gastronômico da Itália, e é chamada de La Grassa (“A Gorda”), graças a sua tradição de boa mesa. O famigerado molho bolonhesa (que os locais chamam simplesmente de ragù alla bolognese) e a lasanha foram criados nas cozinhas de edifícios de paredes de coloração avermelhada.

O molho vermelho com carne moída que estamos acostumados a comer no Brasil é uma delícia, mas não é o molho à bolonhesa tradicional. Il ragù alla bolognese é um molho predominantemente de carne que fica cozinhando durante muitas horas, e que pode ou não levar tomate. Também é importante uma outra característica do prato: o ragù não deve ser servido com spaghetti, como se costuma fazer  no Brasil, mas com tagliatelle. Daí temos a combinação perfeita, famosa na cidade: Tagliatele al ragù alla Bolognese. Mi piace!

porticos-de-bologna-tratada

A arquitetura é outra de suas beleza… Edifícios Medievais muito bem conservados e seus quase 40 Km de pórticos que são famosos mundialmente. Dizem que em dia de chuva é possível caminhar pela cidade sem se molhar. Bravo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s