O Fechamento da Porta Santa no Vaticano!

No ano passado, em 8 de Dezembro de 2015, Roma parou para a abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A Piazza de San Pietro no Vaticano estava lotada de católicos, que mesmo com os atentados em Paris tendo ocorrido há menos de um mês, tiveram paz e fé para participar do evento tão importante. Durante a missa, o Papa Francesco pediu coragem aos fiéis. Era um momento realmente único na história, a cidade estava em polvorosa, cheia de seguranças, policiais, bombeiros, militares e voluntários… Eu nunca tinha visto tantas freiras, padres e religiosos circulando por lá.

ano-santo-2016

Eu não sou expert na religião católica, mas acho que uma boa explicação para o Jubileu, ou Ano Santo, é que é um ano dedicado à remissão dos pecados e suas penitências. É o período durante o qual o Papa concede indulgência plena aos fiéis que cumprirem as orientações para esse perdão.

O Jubileu é caracterizado por alguns ritos particulares, o rito mais conhecido do Jubileu é a solene abertura da Porta Santa: se trata de uma porta que fica aberta apenas durante essas ocasiões, nos outros anos permanece trancada. Ao passar por esta porta, ao final do cumprimento das orientações dadas pelo Papa a todos os fiéis, seus pecados estarão perdoados.

percorso-porta-santa

Outras três Basílicas de Roma também possuem uma Porta Santa, são elas: San Giovanni in Laterano, San Paolo Fuori le Mura e Santa Maria Maggiore.

O fechamento da porta da Basílica de San Pietro no Vaticano foi no último dia 20 de Novembro, depois de por ali terem passado mais de 20 milhões de peregrinos em pouco mais de um ano. Eu sempre fico impressionada com os números…

Neste contexto deste ano tão especial “A comida da misericórdia” foi o tema do encontro realizado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma no dia 9 de novembro, numa promoção da ONG Fundação Internacional “Don Luigi Di Liegro”.

Por ocasião do Jubileu da Misericórdia é importante recordar que a comida é o gesto social por excelência, o gesto da comunidade no seu encontrar-se, no fazer memória e fazer festa, diz o comunicado dos organizadores. “A mesa é o lugar, às vezes silencioso, às vezes barulhento, de comunicação, troca, comunhão e alegria. A comida é alimento para a convivência, para uma dimensão do coração e do intelecto, que nos faz estar bem com os outros, mesmo se diferentes de nós”.

Com isso, acredito que estamos no caminho certo buscando a plenitude e a felicidade, e o ato de comer e compartilhar faz parte de nossas vidas.

Buon Appetito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s