A lenda das 7 Colinas de Roma e uma surpresa no Esquilino…

É comum ao caminharmos por Roma, nos perdemos por seus caminhos e ruelas e assim, nem nos darmos conta que a cidade tem seu centro histórico formado sobre as famosas 7 Colinas. Eu mesma já andei bastante, e tenho a impressão que a parte histórica da cidade é plana. Se pararmos para pensar, quando descemos ali no metrô em frente ao Coliseu e caminhamos até o Monumento Vitorio Emanuelle na Piazza Venezia, esse percurso passando pela Via dei Fori Imperiali é absolutamente plano. Mas, tudo tem uma história longa nessa cidade, e vamos desvendando-a conforme nos habituamos com seu traçado e nos embrenhamos na procura de fatos históricos mais recentes ou muito antigos.

palatino 2

Todas as sete colinas estão na margem esquerda do Rio Tibre e são elas: Aventino, Capitólio, Célio, Esquilino, Palatino, Quirinal e Viminal. Reza a lenda que, como por um milagre, o cesto onde estavam Remo e Romulo se atola a margem do Rio Tibre, no sopé do Monte Palatino, e as crianças são encontradas e amamentadas pela loba. Daí, deste advento mítico, se desenvolve toda a civilização que conhecemos como Império Romano e na verdade, boa parte da civilização ocidental como a conhecemos hoje.

montagem hitler

Como já citamos o Coliseu, vamos começar pela colina chamada Célio. O grande Anfitatro Flaviano, nome oficial do Colosseum, se erguia aos seus pés. A “pegadinha” é que Mussolini já no século XX mandou arrasar esta “colina” (na verdade um pequeno morro), para que a Via dei Fori Imperiali fosse construída para a visita de Hitler em 1938. Aliás, desviando um tanto do assunto, no ano de 1977, Ettore Scola reconta o dia da chegada de Hitler a Roma em seu filme “Um dia Especial”,  com Sophia Loren e Marcello Mastroianni, numa história lenta e densa, mas muito esclarecedora.

giornata particolare

A colina de Capitólio é o centro da prefeitura da cidade moderna de Roma e hoje temos os Museus Capitolinos que fazem parte da enorme lista de maravilhosos e imperdíveis museus da cidade. É de Michelangelo o desenho da praça, de seu piso e o projeto dos dois prédios gêmeos, e è nela que podemos visitar a famosa estátua da loba capitolina. Ao  lado da praça, está a minha igreja favorita nessa cidade: vale a pena subir cada um dos mais de 120 degraus para visitar a Nossa Senhora de Aracoeli, e quando chegamos ao topo da escadaria, somos recompensados com uma belíssima vista. .

montagem capitolino

Aventino é a colina onde está o Circo Máximo. Segundo nos conta a mitologia romana, foi na colina de Aventino que Hércules assassinou Caco. Na Eneida de Virgílio, Caco era filho do deus do fogo Vulcano, e vivia numa caverna sob o Aventino.

Na porção superior da colina de Viminal encontram-se as termas de Diocleziano, perto da Estação central de trens chamada Termini, e da Piazza della Republica, também conhecida como Exedra (vale um novo post!!). Da fonte que se encontra em meio a isso tudo, avistamos a  Via Nazionale, e quando seguimos em descida por esta via, conseguimos ter uma das poucas percepções de declive que uma colina costuma proporcionar, e que as diversas camadas de história de uma cidade milenar como Roma, fizeram quase desaparecer.

Na colina de Quirinal encontramos o Palácio de mesmo nome e que é a sede da Presidência da Republica da Itália. De lá de cima da praça em frente ao Palácio, se tem uma bela vista de toda Roma.

montagem quirinale

E, após termos caminhado tanto, chegamos onde eu gostaria de chegar, no Esquilino. Lá no topo da colina podemos vislumbrar a maior basílica dedicada à Virgem Maria em toda a cidade, a Basilica di Santa Maria Maggiore. Cada menção a um assunto diferente vale um post novo, mas como eu adoro as histórias das igrejas de Roma, vou contar aqui a desta, que também é conhecida como a Nossa Senhora das Neves. Reza a lenda que durante o pontificado de Libério, o patrício romano João e sua esposa, que não tinham filhos, fizeram um voto de que doariam toda sua riqueza à Virgem Maria. Eles rezaram para que Ela lhes indicasse como deveriam se desfazer de suas posses para homenageá-la. Em 5 de agosto, numa noite no auge do verão em Roma, nevou no alto do monte Esquilino. Obedecendo a uma visão da Virgem que tiveram na mesma noite, indicando o local, o casal construiu a basílica em sua homenagem no local exato que havia sido coberto pela neve.

Descendo o Monte Esquilino, chegamos ao boêmio bairro romano chamado de Monti, e numa pequena rua, bem escondido, existe um restaurante fabuloso chamado Pasta Chef.

montagem pasta chef

Segundo a descrição dos chefs, “Pasta Chef é um agradável espaço onde se pode degustar a nossa massa fresca, feita em casa com produtos de excelência, selecionados pelos Chefs proprietários”. Uma das principais preocupações dos chefs Mauro Poddesu e Leopoldo Frigerio, é a qualidade dos ingredientes utilizados na sua cozinha. Como sempre frisamos aqui no blog, para muitos italianos, essa preocupação é constante, já que na sua gastronomia muitos dos pratos são extremamente simples e com poucos ingredientes. O diferencial para que estas receitas sejam tão maravilhosas é a qualidade e o frescor do que é utilizado. Nas palavras dos chefs: “escolhemos com cuidado os nossos ingredientes, exclusivamente sazonais e provenientes da agricultura biológica (para nós a palavra mais utilizada é agricultura orgânica). Damos especial atenção à escolha das farinhas de trigo e todas as suas variações”.

montagem pasta chef 2

Nesse dia de muito frio, em dezembro, comemos a sugestão do chef (lo chef consiglia), um delicioso Ravioli al Burro & Salvia – receita de molho extremamente simples e saborosa, muito apreciada e muito comum na Itália. O molho é feito com manteiga derretida e folhinhas de sálvia. Fomos ao céu com essa simplicidade toda….

montagem pasta chef 3

Para quem se interessar, o site do Pasta Chef (www.pastachefroma.it) tem versão em português, já que o chef Mauro Poddesu (na foto conosco) tem muitas conexões por aqui e é um apaixonado pelo nosso país, além de falar um ótimo português. Visitem o Facebook deles também, é super atualizado, tem até cardápio do dia…. www.facebook.com/pastachefroma

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s