A Sicília e sua deliciosa comida de rua… Sfincione e Stigghliola

No últimos dois posts começamos à falar da Sicília…. E como temos assunto…. Comidinhas, histórias, coisas deliciosas…. Falamos do famoso Arancini, e agora vamos falar de “pani ca meusa”, stigghliola e sfincione, coisas que nem nós havíamos sonhado que existia…

Ahhhhh…. O Sfincione Palermitano… Il vero cibo di strada, é um prato, um pão diferente e único, que se fazia originalmente para as festas natalinas, que para os italianos, isto quer dizer Immacolata (8 de Dezembro – Festa da Imaculada Conceição), Natale, Capodanno (Ano Novo) e Epifania (6 de Janeiro – Festa dos Reis Magos). Reza a lenda que a receita foi criada por uma freira, no mosteiro de San Vito em Palermo. Hoje na cidade, este quitute saiu do ambiente e das festas religiosas para entrar no mundo laico, de todos os dias em todos os lugares.

montagem sfincione

Imagine andar pelas ruas de Palermo, cheias de aromas, cores e sons, e algo chama a sua atenção, um aroma que te segue por onde você caminhe…. Padarias, pizzarias e muitas barracas de rua vendem esta comida típica que parece uma pizza, porém com massa fofinha e muito macia, coberta com molho de tomate e um exagero de queijo caciocavalo por cima, um produto típico irresistível, já reconhecido e incluído na lista de produtos PAT (Prodotti Agroalimentari Tradizionali) pelo Ministério da Agricultura Italiano. A pizza está para Nápoles exatamente como o Sfincione está para Palermo.

A Stigghiola é outro prato tradicional de comida de rua, com receita muito antiga, e que tem origem em um prato grego chamado kokoretsi, que já existia na época da colonização grega. Esta receita tem tradição popular, e foi adotada de forma generalizada e amada na Sicília. É um tipo de espetinho, de entranhas de cordeiro ou cabrito embrulhadas em cebola, e normalmente são grelhados na brasa. Os antigos sicilianos utilizavam-se destas partes dos cordeiros, já que a carne nobre, ou mesmo de peixe, não cabia no orçamento. Eu não tive coragem de provar, mas os locais dizem que é uma delícia!

montagem sfigghiola

Il “pane ca meusa” ou “pane con la milza” é um sanduíche, comida de rua por excelência e nascimento, feito com baço e pulmão de vitela, muito bem temperados e muito cheirosos, servido num pão especial chamado vastella. O sanduíche pode ser servido com queijo, também vi muitas pessoas adicionando limão. Eu comi na opção mais tradicional e mais conhecida de Palermo, a Antica Focacceria San Francesco. Lugar adorável, sempre cheio de turistas e locais, e com uma pracinha muito simpática na frente, onde se pode sentar e comer seu sanduíche, também arancine e todas as outras comidas de rua que falamos aqui.

montagem pane

Buon appetito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s