Agrigento e a Comida do Mar…

Falamos muito da Sicilia e sua comida de rua, comida do dia a dia, rápida e fácil que este povo criou com a escassez de tudo existiu na ilha, a partir do declínio do Império Romano, quando não se produzia mais o trigo de todo o território.

Mas a Sicília é uma ilha, certo? Por isso, temos uma abundância de peixes e frutos do mar, que fazem parte de muitos pratos simples, deliciosos e muito saborosos. Este risotto al frutti di mare, é de um restaurante ao lado do Vale dos Templos em Agrigento. Uma delícia!

Jpeg

Também é muito conhecida a Pasta con le sarde (massa com sardinhas), feito com a massa tipo Maccheroncini, sardinhas e finocchietto selvatico (uma espécie de erva-doce selvagem). Trata-se de um prato que é encontrado principalmente entre os meses de março a setembro, época em que se encontra nos mercados as sardinhas frescas e é possível colher o finocchietto selvagem nos campos sicilianos. Como em toda a Itália, utilizar os ingredientes mais frescos é o mais importante da cozinha siciliana.

Sardine Pasta.JPG

Ao chegar em Agrigento, quase enlouqueci com o Vale dos Templos (Valle dei Templi), um parque arqueológico e paisagístico, patrimônio mundial da Unesco desde 1999, e o maior símbolo da colonização grega na Sicília. Suas origens são muito antigas, da época em que os gregos colonizavam o sul da Itália e a Sicília, formando a Magna Grécia. As ruínas das construções gregas do Vale dos Templos ainda podem ser encontradas e podem ser visitadas. Vale a pena se perder na história e observar o fluir do tempo. Todo o complexo é mágico,  principalmente o Templo da Concórdia, que é um dos melhores exemplos da arquitetura dórica da Grécia antiga.

A cidade foi fundada em 581 a.C. pelos gregos, com o nome de Acragas. A cidade se localiza em um penhasco na costa Sul da Sicília, cercada por dois rios, o Hypsas e o Acragas, este emprestou seu nome à cidade grega, quando da sua fundação. A área era estratégica por facilitar a defesa da cidade nas épocas da guerra. A dominação grega durou aproximadamente 370 anos, período em que adquiriu grande poder e esplendor, a ponto de ser chamada pelo poeta Píndaro de “a cidade mais bela dos mortais”, devido às maravilhas do Vale dos Templos. Após as guerras púnicas, ficou sob o controle da República de Roma com o nome do latino de Agrigentum. Depois, temos toda aquela sucessão de brigas e lutas pelo controle e pelo poder sobre a ilha, normandos, bizantinos, árabes, romanos. Aqui, comer e beber significa também, uma viagem pelo tempo e pela cultura de épocas passadas, já que todos deixaram sua contribuição, não só em Agrigento, mas também em toda a Sicília.

Jpeg

 Escolhi um vídeo, feito com um drone, encomendado pelo governo da Sicília, onde se pode ter uma excelente idéia do que trata. Afinal, uma imagem vale muito mais que 1 milhão de palavras, certo?

https://www.youtube.com/watch?v=AV8xsKFm9bI

Buon appetito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s