Siena – Terra do Palio e da boa mesa

Hoje falaremos sobre uma das corridas de cavalo mais empolgantes e impressionantes do mundo, o Palio de Siena, um evento regional cercado de história e tradição que acontece 2 vezes ao ano: em 2 de julho se corre o Palio em homenagem a Madonna di Provenzano, e em 16 de agosto se homenageia a Maddona Assunta (Nossa Senhora), e em ocasiões especiais, a comunidade sienense pode oferecer um Palio extraordinário, disputado entre maio e setembro.

palio1
Chamada para o palio de 16 de agosto

A cidade é dividida em dezessete “Contrade” (bairros), dentro do território de cada Contrada encontra-se uma igreja, e ao lado desta última fica a sede da “Contrada”, onde é conservado todo o seu patrimônio: cimélios, estandartes das vitórias, trajes típicos das cerimônias – os usados atualmente e os antigos – bandeiras, arquivos e tudo o que está relacionado com a vida da “Contrada”.

Esta corrida acontece desde o Século XVII sem nenhuma mudança. As mesmas regras, trajes e bandeiras que desfilam em praça pública, tudo como se fosse na Idade Média.

A corrida acontece na principal praça de Siena, Piazza del Campo, que fica completamente lotada. A pista é coberta de areia, pois o piso original da praça é uma espécie de paralelepípedo, cada cavalo e seu respectivo jóquei representa uma das dezessete paróquias da cidade, mas na verdade, apenas dez cavalos sorteados participam da corrida. Os orgulhosos cavaleiros, partem do pátio do Palácio Municipal segurando bandeiras, cantando hinos e usando uniformes coloridos. Eles vão sentados direto no pelo do animal, o terreno da praça é irregular, e por causa disso, é o comum que os cavaleiros caiam do cavalo durante o Palio. Se não se machucarem, a queda não tem grande importância se o cavalo chegar em primeiro lugar, pois é ele que vence a corrida.

palio2

Toda a emoção e adrenalida duram cerca de 90 segundos, em 3 voltas na praça, que definem o campeão.

As comemorações iniciam imediatamente após o torneio. Os “contradaioli” são abraçados, beijados e recebem o Palio (o estandarte da vitória) e o levam para a Igreja de Provenzano (se o Palio for realizado em julho) ou para a Catedral (se o Palio for realizado em agosto) para cantar o “Te Deum” de agradecimento. A partir de então todo momento será propício para recordar à cidade a vitória conquistada no “Campo”.

palio3
Il Carroccio, carroça que leva o Palio (prêmio da competição)

O Palio é parte da vida do povo de Siena, ocupando seu tempo e seus diversos aspectos e sentimentos. Na entrada dos estabelecimentos é comum encontrarmos a bandeira de determinada contrada, os sienenses vestem as cores da sua contrada, camisetas e cachecóis pelas ruas da cidade. Quase toda a cidade é enfeitada de bandeiras e estandartes da contrada vencedora.

Siena, em qualquer época do ano, é um deleite. Com seu desenho de ruas estreitas adornadas por arquitetura medieval, um verdadeiro convite à longas caminhadas e estratégicas pausas para apreciar as delícias gastronômicas da cidade.

palio8

 É difícil se decepcionar com a culinária toscana, e degustar as delicias típicas de Siena significa descobrir um mundo de sabores genuínos e de receitas passadas de geração em geração com o cuidado e atenção à alta qualidade, típicos dos italianos.

A gastronomia na Toscana é uma arte, por isso sugerimos um menu imperdível para sua estada em Siena, do antepasto ao doce, um percurso para verdadeiros gourmet!

Crostini di fegato, delicadas fatias de pão tostado cobertos com uma pasta de fígado de frango ou coelho, acrescidos de alcaparras, filetes de anchovas, sálvia picada e manteiga, uma receita camponesa adequada à todas as estações.

La Ribollita, um simbolo da cozinha “pobre” toscana e nasce da necessidade de preparar pratos que pudessem ser comidos, mesmo que alguns dias após seu preparo, por isso, esta sopa se faz “rebollire” re(ferver) por mais de uma vez. Os ingredientes podem variar, mas os essenciais são: pão amanhecido, feijão branco, ebolas, alho-poró, cenoura, repolho, salsa, aipo, azeite.

Pici al ragù di maiale, um tipo de massa caseira, servida com molhos variados,  recomendamos tentar o molho de carne de porco porque a qualidade da carne sienense combinada com a peculiaridade da massa cria uma excitante mistura; há muitos festivais dedicados a este prato e os melhores restaurantes oferecem variações saborosas em seus menus.

Tagliata di manzo ai funghi porcini con patate arrosto, se você quer provar um segundo prato que resume a identidade culinária de Siena, esta é uma ótima pedida. Carne de boi cortada em bife geralmente mal passado, mas é possivel pedir ao ponto, combinado com cogumelos porcini e batatas assadas, um tipo de carne tenra e de sabor delicado.

E para fechar o menu, o Panforte, o doce mais famoso de Siena, cuja história remonta a Idade Média. Naquela época, se usava o mel e não o açúcar para adoçar. Assim o panforte original era preparado com farinha, amêndoa, nozes, canela, noz moscada, cravo da Índia, cascas de laranja, além de frutas secas e mel. Hoje, o panforte é disponível em receitas e misturas variadas, ótimo se acompanhado do vinsanto.

Siena é a terra dos vinhos, basta pensar que é a província italiana mais rica de rótulos DOCG. Eles até costumam dizer que “um pranzo senza vino è come um giorno senza sole” – um almoço sem vinho é como um dia sem Sol. Mas vinhos são um outro capítulo, falaremos deles em outro post.

Este é um menu disponível em todos os restaurantes e tratorias da cidade, não percam a oportunidade de fazer um itinerário gastronômico, será uma verdadeira alegria para paladar!

Buon appetito!

Uma curiosidade, o filme 007 – Quantum of Solace (2008, diretor Marc Forster), teve algumas de suas cenas rodadas em Siena, quando acontecia Il Palio. Assista um trecho aqui:

Sites pesquisados:

http://brasilescola.uol.com.br/italiano/le-feste-tradizionali-ditalia-il-palio-di-siena.htm

http://www.agrodolce.it/2014/05/01/prodotti-gastronomici-da-comprare-a-siena/

https://it.wikipedia.org/wiki/Palio_di_Siena

http://www.palazzoravizza.it

http://www.italiacatarinense.com.br/?q=node/410

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s