Ferragosto – O profano e o sagrado juntos mais uma vez…

O 15 de agosto, é feriado em toda a Itália. Muitas coisas fecham. Férias geral para todos, dia de Ferrragosto! Mas o que significa Ferragosto e qual a sua origem?

villaggio-camping-spiaggia

A história do Ferragosto começou na Roma Antiga com as comemorações das Feriae Augusti, festividades instituídas pelo Imperador Augusto em 18 a.C, imperador este que empresta seu nome ao nosso mês. Para celebrar o final das colheitas, dos trabalhos no campo, fazia-se festas, banquetes, jogos e corridas de cavalo. Durante este feriado os trabalhadores podiam descansar e também se divertir.

56bfc2b50e4f3ada7021cab009b0e861

No século VII essa festa foi associada a igreja católica, celebrando a Assunção de Maria, dia 15 de agosto. A assunção, reconhecida só em 1950, estabelece que Maria subiu aos céus.

A festa do mês de agosto representa o momento em que o verão está terminando lá no hemisfério norte, nessas festas, os antigos romanos utilizavam o fogo como fonte de purificação. Por esse motivo, ainda hoje, na vigília de Ferragosto as pessoas acendem fogueiras na praia para combaterem as forças do mal e retardar a chegada da nova estação, o temido outono que precede o inverno. Nessa cerimônia, a água também tem um papel muito importante, já que é associada à Virgem e por isso, é muito comum os italianos tomarem um banho de mar a meia noite, em cidades litorâneas.

Atualmente o Ferragosto serve para definir o fim das férias de verão.  São 15 dias de descanso do empregado padrão. Os órgãos públicos não fecham, mas andam em operação padrão, onde existiam dois funcionários, um saiu de férias. As crianças ainda não começaram as aulas. O cidadão comum, o italiano padrão, vai para a praia se bronzear – basta sair um solzinho e o povo sai para “se tostar”. As cidades grandes ficam vazias, e as litorâneas ficam lotadas!

ferragosto

Este hábito nasceu na época do fascismo, com o trem popular de Ferragosto. No período entre 13 e 15 de agosto, esse trem tinha as tarifas especiais para os bilhetes que levavam às cidades próximas ao mar ou outros pontos turísticos icônicos do país da bota. O objetivo era que as pessoas “menos privilegiadas” tivessem oportunidade de conhecer outros lugares do país. Até hoje é possível encontrar descontos nessa época do ano na Trenitalia ou na Ítalo.

Claro que comida também não poderia faltar – além da grigliata, muito parecida com nosso churrasquinho, uma das tradições do feriado é almoçar e jantar fora, em um restaurante escolhido a dedo. A maioria deles fazem menus especiais para a data, os Pranzo di Ferragosto (almoço) ou Cenone di Ferragosto (jantar) – onde um menu com preço fixo é oferecido.

Auguri!

Buon Appetito e Buon Ferragosto!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s