São Francisco de Assis – o padroeiro da Itália

No dia 04 de Outubro, no dia em que a Itália celebra o seu santo padroeiro, dia de São Francisco, eu fui até Assis para sentir toda a energia boa que esta cidade tem, principalmente num dia tão especial como este. Dante Alighieri disse que São Francisco foi uma “luz que brilhou sobre o mundo”, e para muitos foi a maior figura do cristianismo, depois de Jesus. Toda a cidade gira em torno da história de São Francisco e também de Santa Clara, sua amiga e fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada ordem das Clarissas.

assis igreja

A cidade é linda, fica no alto do Monte Subasio, e é antiquíssima. O pequeno povoado que originou a cidade já existia no século IX aC, e mantinha um comércio próspero com os vizinhos etruscos. Depois foi importante cidade no império Romano, e com a queda deste foi saqueada, desfigurada e conquistada pelos Godos, como muitas cidades da Itália.

São Francisco nasce em 1182 e morre em 1226, e daí em diante a cidade passa a ter grande importância para a Igreja Católica, já que ele foi canonizado menos de dois anos após sua morte. A cidade torna-se ao longo dos séculos, um centro muito importante para a arte e cultura, sempre vinculada à Igreja Católica. Por lá, nas suas várias e importantes igrejas e mosteiros trabalharam artistas de todos os estilos, que deixaram sua marca por toda a cidade. Nas basílicas de São Francisco, trabalharam Cimabue e seu ilustre discípulo Giotto.

Cosa Mangiare ad Assisi?

Estamos na Umbria, então temos que esperar uma cozinha genuína, com sustança e vigor, a base de produtos regionais, servidos de acordo com as suas tradições. Aliás, a tradição é a base desta gastronomia, que teve pouca influência das regiões vizinhas, e baseia-se essencialmente na carne e nos produtos da terra. É uma cozinha simples, com fabricação pouco elaborada, que exalta os sabores das matérias-primas, como já vimos nas outras regiões da Itália, os ingredientes são as estrelas também por aqui.

Geralmente uma refeição começa com um taglieri de salumi e formaggi, ou seja, uma boa tábua de prosciutto e salames (embutidos de porco e javali), queijos locais (pecorino ou caprino), mel e bruschettas regadas a azeite excepcional produzido localmente (DOP Assis) e trufa, muita trufa. Por aqui, como em Orvieto, também é muito comum a minha adorada e deliciosa porchetta.

umbricelli 4

Os Umbricelli são uma deliciosa massa fresca típica da tradição culinária local. Eles são feitos simplesmente com farinha e água e sua forma é semelhante ao espaguete, mas são um pouco mais grossos e mais curtos. Por aqui esta massa também é chamada por nomes diferentes, por exemplo, “stringozzi” ou “ciriole“, e é acompanhada de molho ao sugo de carne de porco ou de outras diversas carnes de caça tradicionais na região (lebre, cervo, etc).

Estamos na área do farro, que é um dos grãos mais antigos da Itália, utilizado pelo homem desde tempos imemoriais e onipresente até o século V a.C. quando o trigo, que tem origem no Egito, foi inserido na dieta diária do país. O pão de trigo substituiu a polenta de farro, e tomou muito espaço na dieta diária das pessoas, mas não decretou o seu desaparecimento.assis 02

O farro cultivado em Monteleone di Spoleto é o único grão DOP do mundo. Suas qualidades essenciais são a baixa quantidade de gorduras e alta quantidade de fibras e proteínas, qualidades estas que fazem com que seja muito importante para os pratos do rigoroso inverno da região, como as sopas e as polentas com suas receitas ancestrais.assis 01

A Rocciata, especialidade servida no dia de todos os santos (Ognissanti), é um doce que pode ser encontrado ao longo do ano, mas que é mais comum no outono e inverno, já que é um muito denso e pesado. Esta tradicional sobremesa é preparada espalhando uma massa simples e muito gostosa, feita a base de farinha, ovos e azeite, e cobrindo-a com uma mistura de frutas secas, amêndoas e avelãs, e vinho santo. Depois esta massa coberta é enrolada e assada no forno. É uma delícia!

Buon Appetito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s