Amendoeiras em Flor… La Festa del Mandorlo in Fiore di Agrigento

Hoje estou muito, mas muito mesmo, feliz em escrever sobre esta Festa que acontece na cidade de Agrigento na Sicília. Sei que já falamos bastante sobre esta maravilhosa ilha, mas hoje o assunto é especial, já que vamos falar sobre um Festival que tem em seu nome o desabrochar da floração da Amendoeira, “Il Mandorlo in Fiore”. Não posso deixar de dizer que o nosso nome é uma homenagem a esta “noz” tão querida neste país: La Dolce Mandorla (a nossa amêndoa muito doce), e nossa imagem é a flor da Amendoeira (Il Fiore di Mandorlo). Um dos mais conhecidos símbolos da chegada da Primavera, elas são as primeiras a florescer na primavera italiana, às vezes ainda no final do inverno, e simbolizam a esperança e o retorno da natureza à vida.

3

Todos os anos, a cidade de Luigi Pirandello (famoso dramaturgo, poeta e romancista siciliano) e do evocativo Vale dos Templos se enche de cores, música, danças e sabores típicos locais, que envolvem não só os sicilianos que vêm de todas as partes da ilha, mas também os turistas Italianos e estrangeiros que têm a oportunidade de assistir a um evento de extraordinária beleza do Festival de Amendoeiras em Flor.

A Festa “Mandorlo in Fiore” é realizada em Agrigento há 72 anos. O evento tradicional celebra a chegada da primavera, depois do entorpecimento causado pelo inverno, marcada pelo florescimento das amendoeiras. Além de toda a poesia, é claro, estes festivais são também oportunidades importantes para divulgar e provar os produtos típicos do local. Assistam ao vídeo de divulgação do festival, vocês vão se encantar com a cidade, as pessoas, a música e a mágica!

1

Acontece em paralelo, a 11ª Edição da MANDORLARA, “la Sagra del Mandorlo a tavola 2018”, ou seja, o Festival da Amêndoa à Mesa. Durante quase um mês, os 16 restaurantes que participam deste Festival Gastronômico, propõem um menu de 4 pratos (antipasto, primo, secondo e dessert). Os chefs fazem suas maravilhosas e livres interpretações das amêndoas, que são valorizadas em todas as formas e possibilidades de uso na cozinha. Um sucesso delicioso e todos os menus do festival custam € 30,00!!

No site do festival, temos a lista dos restaurantes participantes neste ano:

http://sagradelmandorloinfiore.com/

Vocês se lembram, em um post anterior, quando eu falei sobre Agrigento, eu disse que havia quase enlouquecido quando cheguei no Vale dos Templos? O parque arqueológico e paisagístico, patrimônio mundial da Unesco desde 1999, é o maior símbolo da colonização grega na Sicília. Lá no post expliquei as origens dos templos e contei um pouco da história da cidade. Vale dizer aqui novamente (aqui meu lado entusiasta de arquiteta fala mais alto!) que as ruínas das construções gregas do Vale dos Templos podem ser visitadas!! Vale a pena se perder na história e observar o fluir do tempo. Todo o complexo é mágico, principalmente o Templo da Concórdia, que é um dos melhores exemplos da arquitetura dórica da Grécia antiga.

Vale adicionar que Agrigento é uma forte candidata à Capital da Cultura em 2020.

Jpeg

Buon Appetito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s