Festa dèl Papa “San Giuseppe”

As comemorações do dia de São José são muito antigas. O culto religioso do Santo é ancestral: nasceu, no Oriente, na Alta Idade Média, e depois se espalhou no Ocidente já no século XIV, período em que algumas ordens religiosas começaram a adotar sua festa em 19 de março, o dia de sua morte de acordo com a tradição. Foi o Papa Sisto IV, em torno de 1479, que inseriu o festival de São José no calendário romano.

san giuseppe montagem

Já a comemoração desta data, associada ao Dia dos Pais é uma coisa muito recente. O dia do pai, tal como o entendemos hoje, nasceu nas primeiras décadas do século XX, para complementar ao Dia das Mães, comemorar a paternidade e homenagear os pais em geral. A festa é celebrada em datas que variam de país para país, mas na maior parte dos países de tradição católica, incluindo a Itália, o dia do pai ou “La Festa dèl Papa” é celebrado no dia de São José.

auguri papa

“San Giuseppe”, marido da Santíssima Virgem Maria é um símbolo de humildade e dedicação. Segundo a Igreja Católica, um homem justo, nascido da linhagem de Davi, que veio a tornar-se pai do Filho de Deus, Jesus Cristo. São José, como um arquétipo do pai é entendido como pai de todos, e além de ser o patrono dos carpinteiros e artesãos, também protege os órfãos, os jovens solteiros e os menos felizes e afortunados, segundo as tradições mais antigas.

Como que a festa coincide com as festividades tradicionais de final de inverno e a celebração pela chegada da Primavera, vemos muitos ritos de bons augúrios, vemos queimadas nos campos e fogueiras nas praças das cidades, “La Vampa di San Giuseppe”, onde crianças (e adultos também) brincam de pular o fogo. Na tradição popular, já pudemos ver em várias ocasiões e festas religiosas, o fogo representa a destruição do que aflige o homem e é o regenerador da vida e do crescimento.

A Zeppola di San Giuseppe, é o símbolo da “Festa dèl Papa”. Esta é uma sobremesa tradicional preparada nesta ocasião, especialmente em Roma e seus arredores. Doce de massa simples, frito e recheado com creme de pasticceria (crema pasticcera). A massa é feita à base de ovos, farinha, manteiga, água e açúcar e também pode ser preparado em uma versão mais leve, que não é frita em óleo e sim cozidas no forno.

zeppole 5

Reza a lenda que a origem da Zeppola frita, no entanto, tem origens muito mais antigas: os romanos celebravam as festas “Liberalia” e “Baccanali” no dia 17 de Março. Neste dia, as matronas ofereciam doces similares a panquecas de trigo, fritas em óleo e mergulhadas em mel. Daí a se adotar este doce em datas tão próximas foi um pulinho… Como sempre, temos uma controvérsia aqui, já que o doce hoje é associado à esta festa católica de São José.

pane di san giuseppe

A Sicília tem uma tradição local que é o “Pane di San Giuseppe”. Nas casas ou nas ruas, os fiéis fazem altares, que são verdadeiros banquetes, chamados “Altari di San Giuseppe”. Estas são mesas grandes cheias de comida, que são distribuídas aos mais carentes em 19 de março. O pão de São José tem uma receita bastante simples com ingredientes básicos, mas o que importa aqui é ter muita imaginação para criar formas: a vara de São José com o lírio, o pão da Madona, o do Menino Jesus e muitos outros símbolos católicos.

Em Palermo, ainda falando da Sicília, a festa de São José é tradicionalíssima e continua sendo um dos santos mais reverenciados. Durante dias, tudo gira em torno da organização do almoço para que tudo funcione e seja perfeito. Em 19 de março, o almoço dos pais é imperdível,  pasta com sardinha – a famosa “pasta con le sarde“!

Sardine Pasta.JPG

Além destas, existem muitas outras. Cada região é praticamente um país independente e diferente em relação às suas tradições religiosas e a comida associada a cada uma das  suas datas comemorativas. Afinal quase tudo na Itália gira em torno de comida e fé.

Buon Appetito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s