A Mandorla na Cultura Italiana

Andamos pelas cidades, sentindo o cheiro de suas comidas tradicionais e peculiares. Às vezes sentimos também o cheiro de docinhos saindo do forno em suas docerias e casas tradicionais. A Mandorla é apreciada de muitas formas mas é mais tradicional na sua forma doce, suave e maravilhosamente irresistível: la dolce mandorla! As amêndoas são muito queridas pelos Italianos, de norte a sul, podemos ver em cada canto um quitute feito de forma especial e com muita história para contar.

Na Toscana temos o famoso Cantuccini, biscoito regional feito a base desta nóz tão especial, e vendido em qualquer cantinho da cidade.

Na Lombardia, temos a Torta Sbrisolona, tradicional bolo amanteigado com origem na cidade de Mantova. Em Bérgamo, temos a Polenta e Osei, uma polenta doce revestida com uma massa de amêndoas e decorada com um passarinho de chocolate em cima.

Na Sicília, as amêndoas fazem parte da maioria das receitas de doces  e estão presentes em toda gastronomia da Ilha. A Sicília é a segunda maior produtora de amêndoas do mundo, perdendo somente para a Califórnia, quem imaginaria… Com elas também se produz um leite divino, largamente consumido pelos sicilianos.

A Amendoeira, Il Mandorlo em italiano, é uma planta de origem asiática, da sua parte mais ocidental e da área da China. Ela é conhecida desde a Antiguidade e foi muito difundida na região do Mar Mediterrâneo, principalmente na Sicília, mas também é comum em todo o território italiano, na Espanha, França, em Portugal e em todos os países mediterrâneos. Os primeiros frutos foram trazidos pelos gregos e pelos fenícios, tanto que alguns romanos ainda a chamam de nóz grega.

A nossa imagem é uma flor de amendoeira, Il Fiore de Mandorlo, tão bonita quanto sonora. São as primeiras a florescer na primavera italiana, às vezes ainda no final do inverno, e simbolizam a esperança e o retorno da natureza à vida. Estas delicadas flores duram um curto espaço de tempo, por isso elas também representam a sensibilidade e fragilidade.

A mandorla também tem um outro significado, mais místico e mágico. Ela é uma auréola oval, em forma de amêndoa claro, que envolve  Jesus Cristo ou a Virgem Maria em algumas de suas representações. A amêndoa representa um segredo, o mistério que tem de ser conquistado quebrando o seu escudo. Sendo escondida, encarna a essência espiritual, a sabedoria.

Juntem-se a nós nessa viagem através da magia da culinária e da gastronomia italiana.